sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Skins US, 1x05. "Stanley"

"Eu realmente te odeio, Tony" - Stanley

Existe algo mais irritante numa produção que séries de clichês cena após cena? Existe. Quando estes mesmos clichês aparecem de forma tão mastigada e tão escancarada que, quem está assistindo, tem a impressão nítida de ser tratado como débil mental ou uma criança de quatro anos que precisa de situações explícitas para conseguir contextualizar determinado tema.

E é disso que se trata Skins US. A produção americana tem em mãos dos melhores - senão o melhor - material sobre a Juventude e conseguiu transformar isso numa sucessão intragável de situações tão escandalosamente mastigadas que irrita qualquer telespectador com o mínimo senso de inteligência, e não precisa ter grande quantidade de massa encefálica não para se incomodar com esta série.

"Stanley" foi para mim o grande momento de luto de Skins US. Mesmo jurando a mim mesmo que a série é uma produção independente e tentar afastá-la da obra original, é impossível assistir ao episódio sem lembrar o tempo  todo de Sid, meu personagem predileto na história da série britânica. Stanley, que no episódio piloto pareceria ser muito interessante é, na verdade, só mais um adolescente idiota.

As situações criadas pelo episódio foram constrangedora, típicas de filme Sessão da Tarde e que não apresentam nada de metáforas, não criam uma reflexão aprofundada em quem está assistindo, ao contrário, mostra da forma mais evidente possível os problemas de um típico adolescente americano, aliás, nem sei se são adolescentes típicos porque duvido que algum adolescente seja tão imbecil.

Eu ainda não sei qual foi o pior momento do episódio, e eles foram muitos. As vezes penso que Stanley falsificar bilhetes do pai para faltar às aulas, depois acho que ele roubar o carro de estimação do pai e, oh, dar tudo errado para que o pai descubra. Aí me lembro da cena dele dançando com Michelle e Tony chegando para dançar com a namorada. É realmente difícil escolher qual a pior cena ali.

Sinceramente, poucas vezes desde que faço parte deste blog me senti tão desanimado para escrever uma review como hoje. "Stanley" foi insuportável, difícil de engolir do início ao fim e não apenas pelo personagem protagonista do episódio. Todos os personagens foram mostrados de forma caricata e irritou bastante. Pena, mas Skins US é intragável. Intragável.



Por Daniel César

0 comentários:

Postar um comentário