sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Modern Family, 2x14. "Bixbi's back"

"Um grande anjo gay salvou a noite" - Jay

É evidente que existem diversos tipos de humor no mundo da dramaturgia. Numa análise aprofundada e, quase científica, do assunto, pode-se encontrar diversos elementos técnicos estudados e devidamente calculados com o objetivo de levar o telespectador a rir. Porém, partindo do pressuposto que os seriados atingem este objetivo, a partir daí, existiam dois tipos de comédia: as intelectuais e as com situações bizarras.

Existiam. Agora, são três as classificações. As duas anteriores e Modern Family que, brilhantemente conseguiu agregar o melhor de cada uma delas e produzir situações tão engraçadas e surreais e, ao mesmo tempo, tão crítica e analítica sobre a família americana, que coloca a série num patamar de impressionante qualidade e muito - repito muito - a frente de qualquer outra.

Foi exatamente isso que aconteceu em "Bixbi's back", um episódio singelo, nostálgico e quase um dejávu do outro episódio do Dia dos Namorados exibido na temporada anterior. Aliás, qual a série atual teria a coragem de Modern Family em produzir praticamente um "repeat" de um mesmo episódio? Nenhuma, e a ousadia por si só já tem seus méritos.

Mas não houve apenas ousadia, houve criatividade, situações tão exageradamente deliciosas que faz qualquer um rir apenas pela lembrança. Claire e Phill tentando ter um Dia dos Namorados normal após o desastre do ano anterior não poderia acabar bem, e lá foram eles de novo incorporar Juliana e Bixbi, óbvio, tudo acabou ainda pior. Eu ainda não sei exatamente o que foi mais engraçado, a Claire procurando o Phill com um chute na cortina do quarto ou o Phill se descobrindo nu, num quarto errado de hotel e dando de cara com uma senhora de idade. Uma das seqüências mais bisonhas e deliciosas de toda a série.

Adorei também o clima de competição entre Mitchell e Cam para saber de quem o assistente gostava de fato. Aliás, é muito intenso ver o casal vivendo praticamente em um universo paralelo povoado apenas por homens homossexuais. A decisão de aproximar todos os homossexuais do planeta da dupla por parte dos roteiristas foi muito arriscada, mas conduzida com maestria e tem dado ótimos plots. Cam correndo para o carro saindo do restaurante e jogando o guardanapo em Mitchell foi muito bom.

Bom mesmo é ver que Manny está de volta e com força máxima.Todo o discurso construído pelo menino na tentativa de convencer Halley a esquecer seus namorados e focar em descobrir-se como pessoa muito mais pareceu uma sessão de terapia. Todas as frases que saem da boca do menino são tão absurdamente adultas que fica divertido. Mas no fundo, ele é só uma criança normal, apaixonada pela parente mais velha.

Finalmente adorei Jay. O ator é muito bom, mas como é o único aparentemente sério do grupo não é fácil dar um julgamento a ele. Mas vê-lo imitando o sotaque sul-americano de Glória foi, de longe, uma das melhores coisas do episódio. E o plot do casal foi muito divertido. Gostei porque eles têm muita química.

A construção de roteiro de Modern Family não pode ser vista simplesmente pelo: "a cena foi engraçada ou não". A série é muito mais do que isso. Ela cria situações grotescas e que fazem qualquer um dar risada automaticamente, mas as mesmas situações permitem uma análise crítica dos valores das famílias americanas e, numa crítica ácida e bem humorada torna a série o que ela é: deliciosa.




Por Daniel César

2 comentários:

Andre Fellipe disse...

Muito bom esse episódio, gostei muito dos Dunphys e do Jay, eles ofuscaram os outros, mas eles também tiveram seus méritos.

Com aquele início, a música do Dylan deveria ser massa

Na minha opinião, nessa semana, entre as comédias, o epi de MF só não foi melhor que o de The Office, mas ainda não assisti o de Parks & Rec nem o de Community.

João Pedro disse...

Não foi melhor que o de Community, mas foi bom! O casal fake de Phill e Claire é muito bom!
Jay teve uma de suas participações mais engraçadas na série.

Postar um comentário