domingo, 10 de outubro de 2010

The Whole Truth, 1x03. "Judicial Descrition"

Episódio genial e The Whole Truth mostra um incrível potencial

Em dois episódios The Whole Truth já mostrava que tinha história para muitos episódios e muitas temporadas. Apesar de explorar um tema batido entre o mundo das séries – mais uma trama judicial na TV – os produtores conseguiram criar um novo prisma para este universo mostrando os mesmos fatos sob o ponto de vista da acusação e da defesa.

Como já disse anteriormente, a série contava com uma boa vantagem, afinal, tinha criatividade, tinha história e ainda conseguia mostrar um caso por episódio, sempre denso, complexo e manter o bom humor dos protagonistas, que se conhecem de longa data e mantém uma espécie de constante atração.

No terceiro episódio “Judicial Descrition” o que tivemos foi uma superação impressionante no melhor roteiro da temporada até o momento e uma amostra do que a série é capaz de fazer. Jimmy se vê colocado para defender um brilhante juiz de direito dono de uma extraordinária carreira de 27 anos e, agora, acusado de assassinar um advogado, seu amigo, para evitar que seu nome fosse envolvido em caso de corrupção e suborno. E, obviamente, a promotora escolhida para acusar o réu é Kathryn.

A premissa do episódio era ótima e poderia de fato render grandes cenas, e foi o que aconteceu. Todos os ângulos foram explorados, como Kathryn ver portas fechadas dentro do Fórum por acusar um renomado Juiz e também ver Jimmy ser ameaçado por um traficante e ver a vida de seus filhos correndo risco.

No julgamento em si, ótimas cenas, discussões palpáveis e Kathryn disposta a condenar o homem capaz de chantageá-la dentro de um elevador do Tribunal. Muito interessante também ver que Jimmy é capaz de jogar fora uma amizade de anos com a promotora apenas para defender um homem em que tudo caminhava para ser culpado.

Confesso que fiquei frustrado ao assistir a decisão do Júri e vê-lo ser inocentado, com isso, The Whole Truth criava um padrão de episódio inocente, episódio culpado e isso tiraria todo o charme da série. Mas os produtores nos surpreenderam ao mostrar o Juiz, de fato assassino, caindo numa armadilha preparada pro Kathryn e sendo acusado de corrupção e associação ao crime organizado na esfera Federal. Mais do que um final diferente, isso mostra que há inúmeras possibilidades a serem exploradas além do “inocente” ou “culpado”. Extraordinário episódio e The Whole Truth não pode ser cancelada.



Por: Daniel César

0 comentários:

Postar um comentário