quinta-feira, 7 de outubro de 2010

The Whole Truth, 1x02. "Ticker than Water"

Se essa série for cancelada será um grande, grande desperdício

O segundo episódio de The Whole Truth demorou uma eternidade para ser legendado e, dada às circunstâncias de ameaça de cancelamento da série devido a baixa audiência, quase desisti de esperar pela legenda e ver o episódio. Seria um grande equívoco, já que o episódio foi um dos melhores da semana de séries nos EUA.

"Ticker than Water" seguiu o padrão do episódio Piloto e mostrou um único caso, visto em cada detalhe e minúcia por duas vertentes – a da promotoria e a da defesa – neste caso, tivemos uma filha que passou a vida cuidando do pai e, num trágico acidente, ele cai no rio durante um passeio num barco e morre. A promotora acusa a filha de ter assassinado o pai, e a defesa considera isso uma afronta, pois a filha passou a vida cuidando do pai.

Como no primeiro episódio e, ao que parece seguindo um padrão para toda a temporada, a condução da história não fez questão em mostrar a ré como culpada ou inocente, mas deu ao telespectador a oportunidade de enxergar, assim como a promotoria e a defesa, todos os elementos novos que vão surgindo durante um julgamento. Por diversas vezes foi possível cravar que ela era culpada para pouco depois mudarmos completamente de opinião em virtude de uma novidade.

O relacionamento entre promotora e advogado de defesa, ambos brilhantes, ambos colegas e, evidentemente, ambos com muita atração recíproca, é uma premissa importante e que deve ser melhor explorada na série, pois os dois têm uma química que impressiona.

O problema de The Whole Truth foi verificado no final do episódio. Como o episódio anterior mostrou os jurados optando pela culpa do réu, foi fácil antecipar que em “Ticker than Water” eles julgariam a ré inocente, como ocorreu de fato. E a cena final, mostrando o verdadeiro culpado, foi interessante, mas não sei se necessária, a dubiedade, talvez chamasse mais a atenção.

O desafio dos produtores, caso a série não seja cancelada, é de surpreender o público na conclusão do julgamento, porque, revezar entre culpado e inocente, logo vai enjoar e desinteressar. De qualquer forma, The Whole Truth apresentou nesta semana um episódio quase impecável e muito bom, não deveria sequer ser cogitada cancelamento.



Por: Daniel César

0 comentários:

Postar um comentário