quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Boardwalk Empire 1x06: "Family Limitation"

"A sua xoxota não é tão interessante quanto pensa" - Margaret


Já são seis episódios e Boardwalk Empire caminha a passos largos para virar um mito no mundo das séries. A qualidade do contexto geral desta série impressiona a todos, desde um telespectador mediano que não faz uma análise aprofundada sobre a parte técnica até o crítico mais feroz do mundo da televisão, todos, sem exceção, se encantam ao acompanhar.

Desde o primeiro episódio cada detalhe tem sido analisado e nada está abaixo da média - e a média de Boardwalk Empire é do mais alto nível, superando muitas super produções, inclusive Mad Men e The Sopranos - o que mais chama a atenção é o cuidado com cada detalhe, tudo é perfeito. Desde o figurino, a direção, o roteiro, o elenco e a trilha sonora, nada está aquém da produção de Martin Scorsese.

Em Family Limitation vimos o roteiro caminhar bastante em todos os sentidos. A parada não foi exatamente no episódio anterior, ao contrário, já vimos Nucky e Margaret envolvidos não apenas emocionalmente, mas também sexualmente. E foi muito interessante as dúvidas dela sobre como se portar até a decisão de tornar-se amante dele, após ser mais uma vez humilhada pela namoradinha de Nucky e, num rompante pedir demissão.

A relação de Nucky e Margaret promete muitas emoções, pois ela é exatamente o tipo de mulher que ele menos gostaria de se envolver. Inteligente, astuta, culta e não aceita ser enganada com facilidade, ela com certeza irá dar muito trabalho para ele nos próximos episódios. A cena quase final em que a ficha dela cai e ela entende que, morando numa linda casa alugada por ele, ela é, na verdade, sua amante e, o tempo dele para ela, será apenas sobra, foi muito bacana.

Nos negócios, Nucky continua enfrentando problemas. Se as pessoas de Atlantic City parecem respeitá-lo e admirá-lo, em contrapartida, seus inimigos novariorquinos parecem não medir esforços para aborrecê-lo. Agredir um de seus homens e roubar dinheiro dele foi um desafio que, Nucky, não poderia deixar passar em branco. Gostei da ameaça dele ao capanga e também a ordem para que ele nunca desrespeite a mãe de Jimmy. Este cuidado que nosso protagonista tem com as mulheres revela uma discrepância em sua ganância, desonestidade e amor.

Falando em Jimmy, finalmente ele começou a revelar os traços de ensinamento com seu tutor, Nucky. Em Chicago, ele vai deixando Al Capone para trás e já está se destacando mais pela sua inteligência, audácia e estratégia do que pela violência e isso já começa a causar ciúmes em Al. A cena em que eles assassinam os capangas e o adversário de máfia foi genial. E, como tudo que é de Scorsese, não poderia faltar o tiro na cabeça com sangue se espalhando pela parede. Adorei.

O que me assustou mesmo no episódio foi Van Alden que mostra-se cada dia mais fissurado em prender e acabar com o império de Nucky, mas muito mais do que isso, ele demonstra uma paixão carnal e doentia por Margaret que extrapola todos os limites, tornando-o ainda mais sombrio. A cena final do episódio, em que ele olha para a foto de sua esposa, e começa a se chicotear, no melhor estilo penitência religiosa do século retrasado, foi assustadora.

Enfim, o sexto episódio de Boardwalk Empire, muito mais do que simplesmente genial - para a série isso é rotina - nos apresentou o melhor episódio desta temporada e, também, o melhor episódio de toda a Fall Season até o momento.



Por Daniel César

1 comentários:

João Pedro disse...

A frase de Margaret em destaque e a cena do Jimmy matando os inimigos foram os grandes destaques, para mim!

Postar um comentário