terça-feira, 12 de outubro de 2010

Boardwalk Empire, 1x04. "Anastasia"

“I do expect to have everything” – Nucky Thompsom

Quanto mais se assiste Boardwalk Empire mais é possível ter uma convicção: a série está longe, muito longe de ser popular e mais longe ainda de ser compreensível para a grande massa da população. Talvez por isso, Martin Scorsese optou pelo canal HBO americano ao vender a produção, pois de fato, é necessário um público muito mais refinado que a média da população para se compreender todos os elementos lingüísticos e de comunicabilidade que o roteiro se aplica.

Se nos três primeiros episódios essa impressão já era forte, em “Anastasia” a convicção disso se tornou palpável. A série conduz o telespectador a um mundo extremamente complexo, texto refinado e, quase sempre, com intenções implícitas que somente com rápida percepção e boa dose de conhecimento histórico-cultural se torna possível a compreensão do que acontece ao redor das personagens.

E como eles são muitos. Não bastasse todos os que conhecemos, agora, os produtores decidiram dar mais espaço a mãe de Jimmy e torná-la mais uma das muitas personagens interessantes da trama. Ao envolver Gillian com Lucky Lucciano os elementos criados tornam-se muito mais atraentes, afinal, é provável que ele realmente esteja interessado nela, mesmo sabendo que terá de assassinar o filho dela.

Enquanto isso, enxergar Jimmy se aliar a Al Capone em Chicago é muito interessante, principalmente porque eles são dois opostos. Enquanto Jimmy tenta agir com a cabeça, ensinado pelos anos de convivência com Nucky, Al age por impulso e, aparentemente, mostra-se muito mais capaz do que Jimmy, apesar de que, ao que parece os dois se completam. Achei extremamente forte, mas necessária a cena em que um capanga dos inimigos dos dois corta o rosto da prostituta que tem feito companhia a Jimmy.

Em contrapartida, o irmão de Nucky resolveu agir de forma dura e tentar descobrir quem matou o tal negro no episódio anterior. Prendeu o líder de uma seita que perseguia negros e permitiu com que o homem fosse torturado a tal ponto de perder um dedo. Sensacional a cena em que ele conversa com Nucky, pedindo desculpas pela tortura e pergunta ao irmão: “Devo devolver o anel que estava no dedo ou seria um insulto a quem já está com dor suficiente?”

Nucky continua agindo com sua sabedoria e agregando amigos, tanto seus colegas de partido republicanos como agora os democratas, na tentativa de obter mais e mais dinheiro. A cena em que o Senador diz que ninguém pode ter tudo parecia ter sido uma dura verdade ao protagonista, porém, um dia depois, ele responde enviando um presente com um bilhete, a frase que está em nosso subtítulo. Genial.

Boardwalk Empire neste episódio deu uma guinada em suas muitas histórias, como a de Margaret que, realmente está apaixonada pelo protagonista, a tal ponto de esquecer suas crenças e roubar um vestido da loja em que trabalha. E parece que a série vai se firmando como a melhor desta Fall Season, e sem adversários a altura.



Por: Daniel César

0 comentários:

Postar um comentário