terça-feira, 12 de outubro de 2010

The Event, 1x04. "A Matter of Life and Death"

E a série segue experimentando todos os caminhos em busca do acerto ainda não encontrado

The Event está se tornando uma série extremamente enfadonha. Além de lançar dezenas de elementos já utilizados em outras séries como Lost, Heroes, Fringe entre outros, a série procura encontrar seu próprio caminho e, neste início, sai numa saga cega em busca do ponto de equilíbrio.

Nos três primeiros episódios já tivemos muitos elementos. Foi episódio cercado de mistério e acontecimentos extraordinários como o Piloto, foi episódio centrado em responder os primeiros mistérios e tentar criar um fio de história, como o 2º episódio ou foi simplesmente uma série de um homem que, independente do pano de fundo, tenta salvar a mulher de sua vida.

Em “A Matter of Life and Death” os produtores resolveram percorrer outro caminho, a história de aventura bem ao estilo Romance Policial a que estamos acostumados, cheia de frases clichês e cenas tão previsíveis que qualquer um antecipa o seu fim, como a cena em que Sean e Collier estavam se preparando para invadir o possível esconderijo de Vicky e seu parceiro e, por outro lado, o parceiro se preparava para sair da casa. Era óbvio, como 2+2 são 4 que a casa não era mesmo. Artifício bobo e sem razão.

Collier jurando vingança aos assassinos de seus colegas de trabalho soou tão Chuck Norris ou Jack Bauer que obviamente não convenceu, deixando até um ponto de vergonha alheia neste trecho.

E o que dizer de Leila tentando fugir e desesperadamente pedindo ajuda da polícia. Era óbvio que teríamos um policial corrupto e pronto para ajudar os bandidos. Menos mal que a construção narrativa disso saiu do óbvio e mostraram que até a fuga de Leila foi forjada.

Do outro lado bem que o presidente Elias poderia ter um ataque do coração e passar dessa para uma melhor. Poucas vezes vi um personagem com tão pouco carisma como ele. Sophia, a bondosa e sonsa líder dos “Outros” (lembram de Lost? Pois é, a lembrança aqui é válida) decidiu falar e contar quem é Thomas. Para ficar tudo mais lindo, só falta agora Thomas ser filho dela e lágrimas virão em nossos olhos. NOT

O único momento realmente interessante do episódio foi quando os ex-mortos do vôo para o Brasil começaram a sangrar sem nenhum motivo aparente. Este mistério parece ser o único charme da série que dá os últimos suspiros na tentativa de não ter vida curta. Com um roteiro desses, surpreende até que a série conseguiu ter uma vida.



Por: Daniel César

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