terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Análise dos Indicados ao Globo de Ouro 2011 - por Daniel César

Abaixo vimos a lista de indicados ao Globo de Ouro 2011, considerada a segunda maior premiação da TV americana - menor apenas que o Emmy - mal saiu a lista de indicados e as reclamações já começaram a surgir por todos os cantos. Fãs bravos, muito bravos, por não verem seus favoritos chegarem entre os finalistas. Independente de ser fã e de gostar de "a" ou "b", é preciso analisar com calma e, no meu ponto de vista, após anos de equívocos, o Globo de Ouro teve uma indicação positiva para 2011.

Houve falhas? Claro. Ausências? Evidente. Indicações injustas? Também. Mas, num balanço geral, olhando categoria por categoria, percebe-se que a maioria merece estar ali e ninguém que ficou de fora teria alguma chance de vencer. Os grandes favoritos foram indicados em todas as categorias. Abaixo repito a lista com meus comentários.

 Melhor Série - DramaBoardwalk Empire; Dexter; Good Wife; Mad Men; The Walking Dead.
Aqui, como eu vinha dizendo, predomínio da TV fechada. Os grandes favoritos Boardwalk Empire e Mad Men estão na lista. A maior surpresa foi pela presença de The Wlaking Dead e ausência de Breaking Bad.

Melhor Atriz – Drama: Julianna Margulies (The Good Wife); Elisabeth Moss (Mad Men); Piper Perabo (Covert Affairs); Katey Sagal (Sons Of Anarchy); Kyra Sedgwick (The Closer)
Piper Perabo não merecia constar na lista e a ausência de Glenn Close (Damages) surpreendeu. Minha favorita é Kyra Sedgwik apesar de achar que chegou a vez de Julianna Margulies

Melhor Ator – Drama: Steve Buscemi (Boardwalk Empire); Bryan Cranston (Breaking Bad); Michael C. Hall  (Dexter); Jon Hamm (Mad Men); Hugh Laurie (House)
Novamente a justiça foi feita, todos que estão na lista merecem, mas a disputa deve ficar mesmo entre Steve Buscemi e Bryan Cranston.

Melhor Série de Comédia ou Musical: 30 Rock; The Big Bang Theory; The Big C; Glee; Modern Family; Nurse Jackie.
Exceção a Glee, todas merecem indicação, mas faltou Community, talvez a maior ausência da premiação. Modern Family deve vencer sem grandes dificuldades.

Melhor Atriz - Comédia: Toni Collette (United States Of Tara); Edie Falco (Nurse Jackie); Tina Fey (30 Rock); Laura Linney (The Big C); Lea Michele (Glee).
Não indicaria Lea e acho que Sofia Vergara merecia como protagonista pelo que faz em Modern Family. Mas, Tina Fey é disparada a melhor entre as indicadas.

Melhor Ator - Comédia: Alec Baldwin (30 Rock); Steve Carell (The Office); Thomas Jane (Hung); Matthew Morrison (Glee); Jim Parsons (The Big Bang Theory).
Categoria complicada, exceção a Matthew, todos têm chances de vitória. Estou torcendo para o Alec Baldwin, mas acho que ficará com Jim Parsons.

Melhor Atriz Coadjuvante para TV (série, minissérie ou filme de TV): Hope Davis (The Special Relationship) Jane Lynch (Glee); Kelly Macdonald (Boardwalk Empire); Julia Stiles (Dexter); Sofia Vergara (Modern Family).
Misturaram comédia e drama e criou-se um impasse. As indicações são justas, inclusive para Jane, mas a vitória fica entre Kelly e Sofia Vergara. Amo Boardwalk, mas torço por Sofia nessa.

Melhor Ator Coadjuvante para TV (série, minissérie ou filme de TV): Scott Caan (Hawaii Five-O); Chris Colfer (Glee); Chris Noth (The Good Wife); Eric Stonestreet (Modern Family); David Strathairn (Temple Grandin).
Essa foi a categoria que eu achei mais estranho. Ty Burrel merecia mais que Eric Stonestreet em Modern Family, Chris Colfer não merecia e faltou gente de Boardwalk Empire aí.

4 comentários:

Festas UFSC disse...

hahaha
Percebe-se a tua birra com Glee haha
Capaz ainda de levar alguma!

Thomas disse...

Glee pode ser o que for mas Jane Lynch e Chris Colfer são otimos atores, mas Lea Michele não merece não. VC diz que modern family deve vencer sem grandes dificuldades, mas ano passado ela perdeu para o Glee, é um fato a se pensar, apesar de eu mesmo preferir Modern Family, que é sensacional!

Artur Farias disse...

Mad men merece novamente, a série consegue ter ótima qualidade e coesão no roteiro e ambientação. Boardwalk Empire não surpreende, sendo uma imitação faguta dos cult de gangsters, nessa scorsese não chegou nem perto dos ótimos trabalhos no cinema. E outra, não é coerente o argumento de que por ser uma nova série Boardwalk mereça o prêmio.

Carlos disse...

Juliana Marguiles já ganhou o Globo de Ouro 2010, a ausência de Glenn Close é imperdoável! Não comento o resto, porque né, Globo de Ouro conseguiu chegar ao fundo do poço esse ano ao premiar Glee ao invés de Modern Family e indicar Lea Michele...

Postar um comentário