quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Accused, 1x02. "Frankie's Story"


Em seu segundo episódio, a produção da BBC mudou algo que vimos no episódio passado. Em "Frankie's Story" sabemos porque o réu está lá e que ele é realmente culpado diante das leis. Mas o episódio foi muito além disso. A construção dos personagens pode levar-nos a ver em Frankie um possível herói diferente, que necessita de vingança após todo o ocorrido. Não somos ninguém para falar que o militar merecia morrer, mas era o que parecia ser justiça.

E pensar que tudo isso aconteceu por uma dor de barriga de Frankie, que acaba numa briga em um bar. Para evitarem serem presos, os dois acabam se alistando no exército. Não era nada que dois queriam, mas parecia melhor que passar dois anos na prisão. Só que MacShane não estava pronto para uma guerra. Não tinha coragem e muito menos condição psicológica para isso. Ao fugir do combate, foi feito de escravo no campo de batalha. Humilhado até por seu melhor amigo (que foi obrigado a urinar na cama dele para não virar a "vadia"), MacShane se mata e o exército diz que ele morreu em batalha, já que suicídio seria uma vergonha para a família. e o pai de MacShane era um herói de guerra. Mas o pai percebe que o filho se matou, examinando o corpo. Frankie resiste a pressão do Sr. MacShane e diz que não. Frankie volta a guerra, mas decidido a dedurar o militar autoritário que levou Frankie a suicídio. O sargento nega a denúncia e Frankie vira a vadia. É humilhado da mesma forma que seu amigo, mas não se mata,  mata o militar. E para não envergonhar a honra de seu amigo, mesmo com a permissão do pai, não conta porque matou e é condenado.

Essa atitude, de certo modo, nobre de Frankie é que nos leva a pensar mais sobre o caso. Quem é o verdadeiro culpado por tudo isso acontecer? Essa situação de guerra que leva até mesmo pessoas despreparadas para o fronte? O militar abusou de seu poder? Ou estamos pensando muito emocionalmente e os dois sabiam que entrar no exército teria uma consequência?

Isso é o que faz de Accused uma ótima série. Nos faz pensar muito além das provas, da parte judicial. Mas pensarmos nas entrelinhas do caso, para entendermos porque tudo aquilo ocorreu e vermos além da visão de júri, entendendo o lado do réu.



Por: João Pedro Ferreira

2 comentários:

Anonymous disse...

Estou baixando "Acused", assisti o primeiro episódio, gostei! Já baixei o segundo, mas ainda não assisti. Gosto dos seriados ingleses!

tvxséries disse...

Anônimo, assista assim que possível e venha comentar! :D
Eu sou iniciante em seriados ingleses ainda. Mas esse seriado eu gostei bastante até o momento.
Até mais. (João Pedro)

Postar um comentário