segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Fall Season: #Balanço01 - Boardwalk Empire

Começo nesta semana um balanço sobre a Fall Season 2010 que teve sua primeira parte encerrada com o hiatus de praticamente todas as séries - uns maiores que os outros, como vimos no Calendário de retorno das séries - e é óbvio que este balanço se refere apenas às séries que eu faço as reviews aqui no Blog.

Decidi utilizar o procedimento seguindo a data de exibição nos EUA, dia após dia e, por isso, inicio este Balanço com Boardwalk Empire, série da TV a Cabo americana, exibida pela HBO e que já teve sua primeira temporada encerrada com 12 episódios.

Baseada em fatos reais, a série conta a história de Nucky Thompsom, um dos líderes da pacata Atlantic City na década de 20 e mostra como os EUA planejaram e implantaram a Lei Seca que proibia a venda de bebidas alcoólicas. Assistimos aos bastidores, ao tráfico das bebidas, sempre comandado pelo próprio Nucky e sua equipe tão corrupta quanto.

Mais do que simplesmente isso, Boardwalk Empire, apresentou nesta primeira temporada, personagens sólidos, muito bem construídos pelo elenco que é um dos melhores da temporada atual e que mostraram disposição para improvisar e construir um novo formato de interpretação para a televisão, menos dramático, mais distante do público e muito mais humano do que estamos acostumados em produção desta espécie. O grande destaque do elenco, contudo, está justamente em seu protagonista, o trabalho de Steve Buscemi beira a genialidade e deu a ele todas as indicações a prêmios de melhor ator em drama, com merecimento - e ele também merece vencer.

A fotografia, o figurino e a trilha sonora servem como pano de fundo para a extraordinária série e mais do que apenas elementos que colaboram para a construção narrativa, em Boardwalk a impressão que se tem é que elas são personagens próprios. A fotografia impressiona porque lembra muito mais cinema do que TV e funciona, o figurino é perfeito e lembra o tempo todo a década de 20 em cada detalhe, cada corte das roupas o que combina perfeitamente com o texto. Combinação que fica ainda melhor com a trilha sonora escolhida a dedo e de uma qualidade ímpar.

Boardwalk Empire foi, sem dúvida alguma, a melhor estreia da temporada - mais do que isso, foi a melhor estreia em muitos anos, primeira temporada sensacional - o que por si só já é a garantia de prêmios para a série. Mas, o que dá certeza que a série ganhará muitos - senão todos - os prêmios de melhor série dramática é a marca. Qualidade aliada a marca de produção de Martin Scorsese mais a assinatura de Terence Winter eu diria que é impossível as academias terem a ousadia de não premiar Boardwalk Empire. E com todos os méritos. E a expectativa é de que a 2ª temporada venha após muitos prêmios ganhos na primeira.

Por Daniel César

0 comentários:

Postar um comentário