terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Boardwalk Empire, 1x12. "A Return to Normalcy"

"Foi um prazer conhecer o verdadeiro Enoch Thompsom" - Margaret

Foram apenas 12 episódios, a metade da maioria das séries de temporada completa na TV aberta americana - Boardwalk Empire é exibida pela TV Fechada HBO americana - e suficiente para tornar a série de Terence Winter e Martin Scorsese como a maior obra-prima que a televisão já viu no formato dos seriados. Não há uma única série que, nem de longe, se compare ao que foi a primeira temporada da série.

É difícil encontrar uma expressão que combine com o que significou a primeira temporada de Boardwalk Empire. Foram necessários somente 12 episódios para nos apaixonarmos por cada uma das personagens, pelo sensacional roteiro e, principalmente pelo modo de vida em Atlantic City na década de 20, tudo isso graças a uma obra completa que pensou em todos os detalhes, sem esquecer de absolutamente nada.

"A Return to Mormalcy" fechou com chave de ouro o que os 11 episódios anteriores haviam construído. Mais do que simplesmente um episódio final de temporada, o 12º representou o fechamento de um ciclo importante na vida de cada um destes personagens que nós tanto nos identificamos. A começar por Nelson, abandonando seu trabalho na cidade e pedindo um sinal a Deus caso ele devesse ficar, e não é que o sinal veio? Da forma mais inusitada, a ex-amante de Nucky, grávida dele. Será que é dele mesmo ou é o filho que Nucky sempre quis?

Gostei também da construção narrativa para Jimmy e sua família no episódio. Ele é um homem esforçado que defendeu seu país durante a guerra e voltou cheio de traumas. Sua mulher e filho sofrem por isso, mas parecem sofrer muito menos do que ele próprio. É incrível como sua mulher parece não ter forças para apoiá-lo, porém, ao se distanciar da esposa, ele se aproxima do pai que arma juntamente com Eli um grande golpe para tirar Nucky do poder. Será Jimmy capaz de trair o homem que o ajudou a vida toda?

Mas o grande protagonista da noite foi Nucky Thompsom. Stevie Buscemi estava especialmente inspirado nas filmagens deste episódio e arrasou em cada uma das cenas, fez misérias atuando. Nucky mais carismático do que nunca, duma tacada só, se livrou do poderoso inimigo de Nova York fechando um acordo que lhe valeu 1 milhão de dólares, como matou os irmãos que queriam matá-lo e ainda deixou o seu Partido bem visto na véspera das eleições. Como bem disse Jimmy, ele é uma máquina desprovido de sentimentos, até o presidente da república o homem conseguiu eleger.

Mas será que Nucky é realmente sem sentimentos? Margaret viu que não. A história de sua vida que ele contou a ela foi, disparada, a melhor cena da TV em 2010. Nucky tem sentimentos, tanto que novamente se juntou a ela que parece ser o grande amor de sua vida. Boardwalk Empire fechou o ciclo da melhor primeira temporada da história da TV e deixou o palco bem armado para a segunda temporada voltar com muitas histórias interessantes. Já estamos com saudades.



Por Daniel César

0 comentários:

Postar um comentário