terça-feira, 9 de novembro de 2010

Crítica: Por que Glee é tão ruim

Escrito por Daniel César


Falar de Glee neste tom não é tarefa das mais fáceis ou amenas, afinal, a série americana se tornou mania e moda no mundo todo e ir contra toda e qualquer moda, normalmente é inviável porque faz com que fãs de todas as espécies indagarem sobre o motivo de contrariarem seus próprios gostos.

Porém, não se pode ignorar determinadas situações. Nem toda moda é sinalização de algum produto de qualidade, veja que atualmente no Brasil as modas são produtos como Hori, Restart e afins. E o que faz de Glee uma moda?

A identificação. A resposta é simples e objetiva. Existem fãs das mais variadas idades e espécie do seriado que tomou conta do mundo e a maioria delas tem algo em comum, se identificam com o produto. Glee é cheio de cores, cheio de vibração positiva, cheio de alegria e com inimagináveis performances, tudo para enfeitar a vida dos protagonistas, que são vazias, sem graça, enfadonha, como a da maioria de nós.

Quem afinal não gostaria de substituir seu tédio, sua morosidade do cotidiano por performances e participações como as que assistem semanalmente na série vencedora do Globo de Ouro? Por isso há tanto sucesso, quando há identificação, as pessoas param de analisar com frieza o que estão assistindo e, no caso de Glee, assistem a algo ruim.

A história é fraca. Os protagonistas são sem graça e o texto é sofrível. Tanto, que a Fox, emissora que transmite a série, a divulga como “a série que fez mais sucesso que seus protagonistas” e não se envergonha em utilizar termos como “losers”, ou perdedores em inglês. Há quem interessa saber a história de perdedores? Há quem interessa acompanhar a vidinha sem graça de gente que nada tem a dizer?

E qual a saída para atrair um bando de fãs que, na maioria das vezes também se sentem perdedores e sem nada a dizer? Cores, muitas cores e muita vida. E fazem isso através da forma mais fácil de atração, a música. E nisso há um baita acerto da série, pois Glee tem um dos melhores musicais da TV nos últimos anos. Todo o elenco é afinado – com o perdão do trocadilho – e normalmente a escolha da trilha e das apresentações são muito felizes.

Mas Glee não é show, não é uma banda que faz shows pelos EUA. É uma série de TV e, como um produto de teledramaturgia não se sustenta, pois conta histórias que não são interessantes, mesmo usando subtefúrgios para atrair a audiência, a série não passa de um produto oco e vazio por dentro.

7 comentários:

Paulo Ricardo disse...

Eu entendo o seu ponto, quase tudo que você falou é verdade. Mas são esses pontos postos como negativos que fazem glee ser uma série tão bacana. Os clichês, as cenas malucas e os números musicais são essenciais para o bom desenvolvimento da série. Eu continuo gostando dos gleeks, inclusive queria lembrar que hoje tem inédito. :D, Rs

@jupabelmok disse...

Não sei pra que gastar tantas linhas com um explicação que é tão simples. Glee faz sucesso porque o público já cansou de assistir séries que perguntam, mas não respondem.
Mas todo mundo que assiste à série é perdedor só porque os protagonistas também são?!
Então só obesos assistem Mike & Molly, só investigadores assistem CSI, só demônios assistem Supernatural e só super heróis assistem Smallville.
E, sim, as pessoas assistem Glee para fugir dos problemas que possuem na vida. E isso acontece com qualquer um assistindo qualquer série. Nem todo mundo com problemas pessoais assiste Glee, e nem todo mundo que assiste Glee tem problemas pessoais.
Glee é uma série sem história concreta? Pode até ser. Mas a própria admite isso e cumpre o que promete. Faz o que tem que fazer muito bem, aliás.
E você não citou aí, mas o carisma dos personagens da série também contribui bastante. Jane Lynch não ganhou um Emmy à toa. A série não atrai tanta audiência à toa.
Mas pensa um pouco. Se a série fosse tão ruim como você vendeu no post, ela não teria explodido em todo mundo. Porque haveria um suicídio em massa caso todo o público da série fosse tão perdedor quanto você escreveu.

Danilo disse...

Eu acho Glee uma série boa. Acho pop, divertida, bem gostosa de se ver. Pode não ser genial, mas acho que consegue emocionar, fazer rir, entreter.

Talvez a série seja esse hit por ser simples, por conseguir divertir, sem ter que fazer a gente pensar.

@tvxtv disse...

João. Eu não chamei quem vê Glee de derrotado, eu me referi ao derrotismo, a morosidade da vida ao contrário das cores da série, entende? Essa é a identificação.

Danilo

Talvez seja isso que me faça ver Glee como algo ruim. Entretenimento que não me faça pensar, pra mim, é sempre ruim. Mas é uma opinião inteiramente pessoal.

Raf disse...

Não concordo qdo vc fala que Glee tem historias vazias e não te nada a dizer. Glee é tudo o que passamos na escola, sendo populares ou perdedores.
Faz quem assiste se imaginar em cada cena e faz crescer ou melhorar no que esta errado. Qtos caras não vivem ou ja passaram pelo o que o Kurt passa,qtas minas surperficias como a Santana ou a Brittany vc ja conheceu e te "zuou", ou qdo depois de crescido vc pensa em fazer uma faculdade e ser um professor como o Will e lembrar do que ele disse pra treinadora Beiste - "Somos loucos de passar por tudo aquilo qdo novos e voltar aqui todo dia e passar de novo".
Glee é assim te ensina que "perdedores" podem fazer algo pra conseguir e realizar os sonhos, não importa quem vc é, ou como te olham, vc tem que se fazer especial. è isso que eu aprendi com Glee... Ahhh e as tirads que eles inventam são da hora vai!

Felipe J. disse...

"Raf" disse tudo, Glee é fantástico... as historias são sim muito bem elaboradas e as piadas são incríveis.
onde você ja viu uma serie que retrate tão bem o colegial? e ainda aborde questões como homossexualidade,racismo,amor,gravidez e sexo na adolescência, tolerância religiosa, deficiência física, obesidade,insegurança e todas essas coisas.
Isso tudo é claro sem contar com as musicas, todas elas muito bem selecionadas.

Anonymous disse...

quando há identificação, as pessoas param de analisar com frieza o que estão assistindo e, no caso de Glee, assistem a algo ruim.

parei de ler bem aí, por mais que eu me indentifique com a série, eu n vou fechar os olhos pro que está ruim. Outra coisa, Glee n cega as pessoas, as CATIVA, vc sabe o que é isso?

Postar um comentário