sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Accused, 1x01. "Willy's Story"


Fiquei curioso quando vi que a BBC tinha estreado uma nova série nessa semana com uma sinopse meio que diferente. "Accused" não se foca na investigação policial e nem na parte jurídica. Após conhecer a vida do acusado, o telespectador toma suas próprias conclusões e decide consigo se o réu é inocente ou culpado. Cada semana teremos uma nova história.

Neste primeiro episódio fomos apresentados ao encanador Willy. O episódio narrou de forma lenta, porém necessária os fatos que levaram ao julgamento. Prestes a revelar para sua família e esposa que está com outra mulher, sua filha conta que vai se casar, o que adia a revelação.

Willy é um pai que quer que a filha tenha o melhor no seu casamento, e acaba gastando o que achou que tinha. Tinha recebido um grande cheque sem fundo de um trabalho. A partir daí conhecemos um Willy inconsequente e arrogante que parece capaz de tudo para que a filha tenha seu casamento. Até para Deus resolve apelar, na melhor cena do episódio, onde ele encontra o padre que sem saber o que está acontecendo diz que a troca que ele deve fazer com Deus por uma solução é abandonar "a outra". Willy conta a sua história ao padre mas rejeita o conselho e a ajuda divina.

A provisão aparece quando ele está num táxi. 20 mil. Exatamente o valor que ele precisava estão numa sacola no chão do carro. Ele pega e aposta o dinheiro num cassino. Ganha outros 20 mil e devolve o dinheiro para a empresa de táxi, que era de uma gangue, e paga o casamento da filha.

Mal sabia ele que o dinheiro que apostou era falsificado, o que o leva a ser preso no meio do casamento da filha. O único que poderia testemunhar, o taxista, falando da origem real do dinheiro estava hospitalizado de tanto apanhar da gangue por ter perdido o dinheiro e acabou morrendo.

Willy acabou condenado, humilhado e, ao que me pareceu, sem a amante e a esposa. Seu orgulho o levou a isso. Poderia ter aceitado fazer um casamento mais barato e a ajuda dos pais do noivo. E sua inconsequência o levou a apostar o dinheiro falsificado da gangue e ser preso. E ainda causou a morte de outro homem.

Tudo isso nos leva a acreditar que Willy realmente não era culpado, como no veredito. Mas suas atitudes o levaram a ser condenado e de certa forma, parece até que ele merece.

A série é uma boa novidade, mas deve ser vista com paciência e vontade de entender as entrelinhas da história e características do personagem, caso contrário você ficará frustrado por não ser apresentado ao que pode ter acontecido de verdade no caso, como nas séries comuns.



Por: João Pedro Ferreira

2 comentários:

Tvseriador disse...

Dude
vc fez um review com maestria, parabéns
esse tipo de enredo é mais facilmente digerido para quem já faz das séries britânicas um dos seu programadas favoritos

o que me supreendeu e me levou a gostar da série é exatamente esse olhar que até hoje não tinha visto e nenhuma série

virei seu fã
até mais

tvxséries disse...

Eu fiquei com vontade de assistir à série até a parte que eu li que eles não revelam a verdade do caso. Acho que não me acostumaria bem com isso.

(João Paulo)

Postar um comentário