quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Boardwalk Empire, 1x09. "Belle Femme"

"Como se descansa o baço?" - Eli Thompsom

Agora é oficial. Boardwalk Empire ultrapassou todo e qualquer limite que a coloque como uma série normal da TV americana ou mesmo em comparação com a maior parte dos produtos da televisão mundial exibidos atualmente e que já foram exibidos ao longo dos anos.

O cuidado com que cada detalhe é pensado e planejado faz da série de Martin Scorsese uma obra-prima, daquelas que serão lembradas por décadas e décadas. O refinamento do roteiro, o toque particular do posicionamento das câmeras na filmagem, a fotografia genial até mesmo para um produtor oriundo do cinema, o figurino, a cenografia. Tudo. Cada detalhe é para ser apreciado com calma e êxtase pelo telespectador.

Em "Belle Femme" os detalhes estavam todos lá. Tudo que citamos no parágrafo anterior continuaram como pano de fundo para um roteiro espetacular e que começa a ganhar conflitos importantes mostrados pelos espelhos das personagens mais fascinantes dos últimos anos na TV. O império que Nucky construiu começa a ruir aos poucos desde que seu irmão, Eli, levou um tiro e não consegue mais trabalhar como xerife.

Nucky começa a ser desafiado pela máfia italiana de Nova York que quer os portos de Atlantic City e farão qualquer coisa para conseguir. São pessoas que não tem por ele o mesmo respeito que todos na região mantém. Ele sabe que a máfia está em guerra e ele está disposto a tudo para vencer, por isso conta com a ajuda de Jimmy, que voltou para ajudar o ex-mentor, porém agora, cheio de marra e mostrando não ser mais aquele menino inseguro de antes.

E Jimmy já chegou tentando resolver sua vida ao fazer as pazes com Angelica, sua esposa e planejar um novo filho. Para isso, teria que se livrar de Lucciano, disposto a matá-lo. Antes de se livrar do inimigo, contudo, foi preso por Nelson. Achei toda a seqüência da prisão, interrogatória de Jimmy muito interessante e também gostei da visita de Nucky a ele na prisão.

A história começa a ganhar forma em vários sentidos principalmente porque começamos a ver como Nucky é poderoso, conseguindo comprar até um policial federal na tentativa de livrar Jimmy da cadeia. Porém, não parece ser tão poderoso mais, visto que até o cargo de prefeito que é apenas um fantoche dele, parece ameaçado, mas ele já tenta solucionar o problema com outro nome.

Gostei bastante do desenvolvimento de Margaret, cada vez mais forte e mostrando que não é ela que depende de Nucky e sim o contrário, afinal, ele já a quer como a voz feminina do partido para angariar votos, além do que, ela ainda conseguiu manter a loja "Belle Femme" livre dos novos impostos e, por fim, conseguiu propina da proprietária. Ela está se saindo melhor que a encomenda, aliás, Margaret é o espelho de Boardwalk Empire, muito melhor do que a gente esperava. Boardwalk Empire é a primeira série cult que a gente assiste e quer continuar assistindo porque além de ser absolutamente intelectual, ela consegue ter um incrível apelo popular. E o que foi o gancho do fim do episódio com a tentativa de assassinato de Nucky? O respeito pelo rei de Atlantic City acabou? É esperar pra ver.



Por Daniel César

0 comentários:

Postar um comentário