sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Criadores geniais, séries canceladas

Alguns nomes da TV americana são tidos como geniais por conseguirem criarem séries que fazem sucesso durante anos não apenas nas televisões norte-americanas, mas em praticamente todos os países do mundo por onde passam. Mas nem só de sucessos vivem estes autores que já tiveram em seu currículo fracassos retumbantes. Confira alguns:

1 - David Crane (Friends)

Um dos maiores mitos da História da TV americana é Friends. Idolatrada por fãs no mundo todo a série é detentora da maior audiência dos EUA em seu episódio final, quando reuniu mais de 54 milhões de telespectadores. David Crane, seu criador, passou a ser idolatrado pela crítica, mas não conseguiu repetir o sucesso ao criar The Classe em 2006. A série não agradou e foi cancelada melancolicamente 19 episódios depois. Um fracasso na carreira dele.

2 - Amy-Shermman Palladino (Gilmore Girls)

Gilmore Girls ficou no coração de muita gente. Até hoje fãs do mundo todo se reúnem para lembrar dos grandes momentos vividos por duas das personagens mais queridas do universo das séries de TV, Lorelai e Rory. A criadora da série, Amy-Shermman Palladino sempre foi tida como uma roteirista cult, mas, após escrever seis temporadas de Gilmore Girls, a autora se afastou do projeto para, dois anos depois, lançar uma sitcom, The Return of Jezebel James que foi um tremendo fiasco sendo cancelada após apenas 05 episódios serem exibidos.

3 - Chris Carter (Arquivo X)

Uma das séries mais badaladas dos EUA, tanto que até filme virou, é Arquivo X. Durante sua exibição nos EUA, muito se falou da série, do elenco, das personagens e do roteiro impecável de Chris Carter. Mas o roteiristas já teve seus maus dias. Ele criou também Millenium, série que durou apenas 03 temporadas e nunca fez sucesso. A maior parte dos fãs nem sequer sabem da existência dessa série que é considerada um fiasco.

4 - Todd Skavkin e Darren Swimmer (Smallville)

Essa dupla não se encaixa exatamente no âmbito de "roteiristas". Produtores-executivos de Smallville, uma série que agrada fãs no mundo todo, já chegou a 10 temporadas e, recentemente, comemorou o episódio de número 200 no ar. Eles decidiram assumir o projeto do remake de Melrose Place e foi um desastre. Com uma temporada, a série nem de longe lembrou a original e foi cancelada após o fim da primeira temporada de forma deprimente.

5 - Joss Whedon (Buffy, a caça vampiros)

Quem é fã de seriados com certeza já ouviu falar de Buffy. A franquia que virou filme explodiu na década de 90 nos EUA como série e foi considerada cult pela crítica, e também era idolatrada por crianças, adolescentes e jovens. Joss Whedon, seu criador, foi responsável por outra obra intelectual que agradou a crítica, mas não a audiência. Firefly durou menos de uma temporada e foi cancelada com 8 episódios, deixando uma mancha no currículo de Joss.

6 - Eric Kripke (Supernatural)

Supernatural é fenômeno em todo mundo. Os irmãos Winchester arrebatam fãs por onde passam e já estão em sua sexta temporada de exibição na TV americana. Eric Kripke, criador da série, acertou em 2005 ao criar a história dos caçadores de monstros e demônios, mas, dois anos antes, ele manchou seu currículo, ao criar Tarzan, uma série que durou apenas oito episódios e não teve qualquer repercussão nos EUA ou fora dele.

7 - Marc Cherry - (Desperate Housewives)

Desperate Housewives é quase a única série considerada unanimidade. Idolatrada por fãs, aplaudida pela crítica e respeitada por quem não é fão do gênero, o produto já chegou a 30 milhões de telespectadores num único episódio e está na 7ª temporada nos EUA. Marc Cherry colhe os frutos de ser o criador da série, porém, antes, ele colheu com muito sofrimento o fracasso de outra obra sua, The 5 Mrs. Buchanans, série fraca, muito criticada, sem audiência e que durou apenas uma temporada.

8 - JJ Abrams (Lost)

A série que mudou o conceito de se fazer televisão no mundo. Considerada por muitos como o grande divisor de águas dos seriados americanos, Lost foi um fenômeno de audiência, vendagem e repercussão em todo o mundo. Seu criador, considerado o midas da TV americana, JJ Abrams tem ainda em seu currículo outros grandes sucessos como Alias, Everbory Loves Raymond e Fringe. Porém, o grande roteirista acaba de se juntar ao time dos que tiveram série cancelada precocemente ao ser anunciado nesta semana o canceamento de Undercovers.

Lembra de mais alguma série de roteirista de sucesso que foi cancelada sem grande repercussão? Comente.

Por: Daniel César

6 comentários:

Anonymous disse...

Se não estou enganado, FlashForward também é do JJ Abrams. Se for mesmo dele, é mais um fiasco pra lista.

Daniel César disse...

Vc está enganado. Quem criou FlashForward foram Robert J. Sawyer e Brannon Braga.

Raphael disse...

Flash Foward é do Robert Sawyer, Brannon Braga e David Goyer. Joss Whedon e Amy-Shermman Palladino, fizeram as melhores séries, Buffy e Gilmore Girls, ambas da WB.

Anonymous disse...

Firefly teve 14 episódios

Anonymous disse...

Friends tem a a=quarta maior audiência da história, M.A.S.H, Cheers e Seinfield são os três primeiros respectivamente.

Friends possui a maior audiência da última década 2001-2010

Anonymous disse...

gostei do post mas aquele " conseguirem criarem " no começo está errado !

Postar um comentário