quarta-feira, 7 de abril de 2010

Pra que séries estrangeiras quando se tem Força Tarefa?

Estreou nesta terça-feira a segunda temporada da série Força Tarefa, da Rede Globo. Após um ano dinâmico, interessante, mas com a impressão de que sempre faltou alguma coisa em cada um dos episódios, a emissora divulgou que daria mais espaço para as cenas de ação, para as situações complexas e, principalmente, daria mais 05 minutos de exibição para a série.

Um acerto e tanto. A episódio de estréia da série mostra um texto mais caprichado, situações cheia de ações - não necessariamente com tiros desnecessários - e cenas fortes, como todo público deste segmento procura. Em determinados momentos do episódio não se tinha a impressão de estar assistindo a um programa da Globo. Expressões populares cheias de palavrões povoaram o episódio, afastando as falas do tal Padrão Globo, mas a aproximando e muito da realidade das personagens vivendo aquelas situações.

Desde a primeira temporada já se sabia que Força Tarefa era a melhor série policial brasileira já produzida, isso era indiscutível. Porém, o primeiro episódio da segunda temporada traz uma análise ainda mais surpreendente, ela começa a se aproximar do padrão americano de se produzir séries policiais - e olha que o padrão de lá é alto para este formato.

O que se viu neste episódio não foi apenas um texto impecável de Fernando Bonassi e Marçal Aquino, mas também uma direção correta e caminhando para o trilho certo feita por José Alvarenga Júnior. O elenco de Força Tarefa melhorou bastante e, para variar, o destaque do episódio continua sendo Murilo Benício que, cada vez mais, assume com maestria o papel do policial durão e todo certinho. Tenente Wilson voltou ainda melhor.

É preciso calma e não se empolgar muito. Um episódio é pouco para definir o nível da 2ª temporada. Os números prévios apontaram para liderança de Força Tarefa com 17 pontos de média no arredondamento. Numa noite em que o SBT colocou um de seus maiores filmes, A Hora do Rush 3 e a Record manteve Bela a Feia até as 23h17 - quase 25 minutos disputando com a série - com um capítulo que muitos esperavam, a liderança representa muito, principalmente se lembrarmos que houve mudança de data, no ano passado, Força Tarefa ia ao ar na quinta e não na terça.

SBT e Record não têm produções suficientes para combater Força Tarefa todas as terças e, pelo nível do episódio, é certo que a audiência vai crescer, mesmo assim, a estréia ficou apenas 1 ponto abaixo da meta estabelecida pela Globo para o horário, nada mal para uma estréia tão disputada.

Muito mais importante que os números apresentados pela audiência, é saber que finalmente o Brasil foi capaz de produzir uma série policial interessante, sem ser fake e também sem exagerar. Nós merecemos, afinal.

Por: Daniel César

0 comentários:

Postar um comentário