segunda-feira, 9 de agosto de 2010

TOP 10: Melhores temporadas da fall-season 2009/2010

Todas as listas sempre que são feitas correm o risco de ficarem injustas. Afinal, muito do que se analisa é algo individual e com um conhecimento subjetivo do criador ou criadores da tal lista. Esta, não tem e não terá a pretensão de ser melhor ou pior que qualquer outra, porém, tenta apresentar com elementos aprofundados as 10 melhores temporadas do período 2009/2010. Vamos a lista:

10º lugar: 24 Horas

A despedida de Jack Bauer evidentemente não poderia ficar de fora desta lista. Se em outras temporadas, a série revolucionária que mostrava a vida de um Agente americano em tempo real, mereceu o topo de listas parecidas como a melhor temporada do ano, em 2010, no fechamento do ciclo Jack Bauer a pegada não foi a mesma. Apesar de um início impressionante e de um final cheio de emoção e com a última cena de deixar qualquer fã de lágrima nos olhos, a temporada teve altos e baixo, mas mesmo assim conseguiu fechar a lista.


9º lugar: Lie to Me

A inovação em forma de série. Lie to Me apareceu para o mundo com uma interessante proposta de mostrar policiais que analisam os casos baseados em estudos científicos que mostram que todos apresentam dicas e sinais no próprio corpo de quando estão mentindo. E, com esta premissa, a temporada nos envolveu do primeiro ao último episódio. Cheia de ingredientes para atrair o público, desde ação, mistério, mortes até muito, muito bom humor. Por isso seria impossível pensar em melhores temporadas neste ano sem remeter a Lie to Me.


8º lugar: Parenthood

A dramédia que substituiu Gilmore Girls em meu coração. Evidente que é cedo para tratar de Parenthood como a substituta da série mais cool da história, porém, a primeira temporada foi divina. Com elementos de humor bem diferente do que estamos acostumados, sem muita agilidade, sem cortes rápidos, mas com diálogos e situações realmente deliciosas, a série conquistou o telespectador logo de cara. Para muitos, ao terminar o episódio Pilot, a impressão que se tinha era de ver uma nova versão de Brothers and Sisters, mas o que se viu ao longo da ótima primeira temporada, é que Parenthood é muito, muito melhor e por isso figura na lista.


7º lugar: Damages

A temporada (quase) final de Damages também não poderia ficar de fora nunca. Apesar de ter caído consideravelmente em qualidade na 3ª temporada, a série querida de muitos e que apresenta Glenn Close num dos papéis mais geniais entre mulheres, continuou forte, com excelente pegada e mostrando que é possível criar uma série com um tema como o poder judicial tão batida, e ainda assim manter a qualidade, inovar e apresentar um dos melhores textos dos últimos anos. E o que é a interpretação de Glenn?


6º lugar: The Closer

A delegada Brenda Jhonson aparece todos os anos na lista de melhor personagem e isso é realmente importante. The Closer se tornou a ponte de salvação da TNT americana, pois é a única série a realmente dar uma audiência satisfatória. A série já passou por todos os períodos prováveis ao longo de suas 7 temporadas e ainda assim não perde em nenhum episódio o frescor e a inovação de mostrar policiais simples, e não FBI, nem CIA, combatendo o crime comandando por Brenda, a delegada mais divertida e genial que o mundo da série já teve notícias. E ainda é viciada em chocolates. Tem coisa mais deliciosa que isso?


5º lugar: Supernatural

Os irmãos Winchester passaram por tudo em 5 temporadas. Mas especialmente nesta 5ª temporada os roteiristas surpreenderam os fãs, mostrando um enredo incrível, muito bem amarrado e conseguindo dar sobriedade e realismo ao apresentar o Apocalipse. Anjos, demônios e o próprio Lúcifer pôde ser visto na TV durante os episódios desta temporada. E tudo com muita precisão, sem cair no clichê e, principalmente, fugindo do estilo trash de se fazer séries de suspense. Por isso merece estar na lista.


4º lugar: True Blood

A melhor série de vampiros que o mundo se tem notícias. True Blood sempre zombou com o mito do vampirismo. Nunca mostrou vampiros bons ou maus, ao contrário, mostrava todos eles insanos e sexualmente doentes com uma gula excessiva pelo sexo e prazer. A mais recente temporada teve uma pequena queda em virtude dos episódios finais, mas nada que tirasse o brilho da série que se tornou Cult no mundo da TV e deixou críticos de cabelos em pé pela agilidade do texto. Se existe uma lista de melhores séries, True Blood precisa aparecer em qualquer situação.


3º lugar: The Good Wife

A série é arrastada? É. A temporada em determinados momentos foi cansativa? Foi. Então por que The Good Wife aparece na lista? Simples. Porque não houve nesta temporada nenhuma série capaz de produzir um texto tão genial e diálogos tão dramáticos como os produzido por The Good Wife. Uma primeira temporada redonda, inteligente, sagaz e que obriga o telespectador a pensar, pois cada texto é repleto de significados que pode levar para qualquer lugar, conforme sua interpretação. Merece estar na lista e tão bem colocada quanto está.


2º lugar: Lost
Muitos se frustraram com a última temporada de Lost. Não eu. Para mim a série respondeu todas as questões importantes e mostrou, afinal, que Lost nunca foi uma série de mistério ou de ficção científica, mas sempre foi sobre relacionamentos humanos. Numa impressionante seqüência de episódios acima da média e com um Series Finale de tirar o fôlego, Lost merecia estar no topo desta lista, não está por um simples motivo que você saberá em breve. Mas consegue, após 6 temporadas, aparecer em 2º lugar no ano e como a mais revolucionária entre todas as séries.


1° lugar: Modern Family

Se fazer humor não é tarefa fácil. Fazer humor de qualidade é tarefa quase impossível. Muitas tentam, poucas conseguem e a maioria não apresenta nada de novo, somente o mesmo humor velho e cansativo, as mesmas piadas batidas e clichês por todos os lados. Não Modern Family. Disparada a melhor temporada entre todas as séries de humor que o mundo já viu, a série preza sempre pelo bom gosto. Texto inteligente, situações que não passam nem perto do pastelão e que, mesmo assim, conseguem tirar o fôlego do telespectador de tão engraçada que são tornaram-se marcas desta série que já conquistou uma legião de fãs ao redor do mundo e a liderança desta lista.

Por: Daniel César

2 comentários:

Anonymous disse...

modern family disparada melhor temporada entre TODAS as series de humor que o mundo ja viu? entao vc nao assiste muitas series de comedia. modern family eh muito boa sim, mas melhor de todas ainda nao. Lost merecia estar em primeiro lugar.

tvxséries disse...

Nenhuma série, em sua primeira temporada, nos apresentou a genialidade que Modern Family demonstrou.
Tanto que a série, na minha lista, desbancou Lost - série pela qual eu sou apaixonado.

Postar um comentário