quinta-feira, 5 de janeiro de 1995

Aqui você lê as principais Notícias sobre as Séries.

O que está acontecendo com Grey's Anatomy? Leia aqui


Peoples & Arts se renova e passa a chamar Liv. Leia Aqui

Lost 6x09: Ab Aeterno


Definitivamente o nono episódio da última temporada de Lost, Ab Aeterno nos brindou com o melhor episódio entre todas as séries americanas já exibidas. O que vimos nesses quase 50 minutos de episódio foi um roteiro altamente inspirado que mostra o quanto os produtores têm o controle absoluto da série e dos acontecimentos desde a primeira temporada.

O episódio contando a história de Richard foi muito mais que um episódio histórico. Foi épico, nos trouxe a maior parte das respostas que os fãs de Lost esperavam desde que o "Pilot" foi exibido, há longos seis anos. Richard sempre foi um de meus personagens favoritos, uma vez que era claro que ele conhecia todos os mistérios, todos os segredos da Ilha, porém, o que eu não sabia é que ele apenas, não conhecia.

A forma como a história de Richard, um espanhol casado e com a esposa morrendo de tuberculose em 1867 (sim, não foi erro de digitação, essa é a data). Com uma seqüência impressionante de azar (?), inclusive com a morte de sua esposa, Richard acabou parando num navio, vendido como escravo. Onde foi parar o navio? Muito bem, na Ilha.

A partir daí, vimos um embate psicológico, mas não menos épico, entre Jacob e o "homem de preto". O segundo tentando a todo custo provar para Richard (que ainda era conhecido como Ricardus) que ele estava no inferno e que apenas matando o diabo ele conseguiria rever sua esposa. O diabo em questão, Jacob, mostrou que ali não era o inferno e que era impossível a ele rever sua esposa. Na cena em que Jacob explica isso a Richard temos a revelação mais bombástica da série. A ilha é uma rolha. É, nada científico, nada físico, apenas uma rolha. Segundo Jacob, a Ilha é a rolha do inferno, é ela quem mantém o mal preso, impedindo-o de se espalhar. Genial, não?

Jacob não pode ressuscitar pessoas. Jacob não pode dar o perdão por um crime. Mas Jacob pode tocar em você e, a partir daí, você se torna imortal. Essencialmente é por isso que sempre vemos Richard jovem. Muito interessante. Mas muito mais interessante é saber como isso ocorreu. Porque Ricardus morre de medo de ir para o inferno por não ter o perdão divino, e pediu para nunca morrer. Quem diria, Richard, o brilhante Richard, o conselheiro, já foi o crédulo, o religioso Ricardus.

Além de tudo isso, vimos neste episódio o quanto a dupla de produtores da série é brilhante. Estavam presentes ali todos os clichês possíveis e imagináveis, mas foi tudo proposital. Uma forma de dizer ao público: "ei, sabemos o que estamos fazendo, fiquem frios."

Lost caminha para um final absolutamente surpreendente, pois a cada nova revelação mais boquiaberto ficamos e, ao que parece, o fim será tudo, menos o que qualquer pessoa acredita.

Por: Daniel César